terça-feira, 21 de maio de 2013

Proposta para a Desapropriação das Áreas das Cachoeiras:


Trecho da ATA da Reunião do COMMADES de 01 de Abril de 2013, realizada no Paço Municipal de Macaé onde foi apresentado pelas ONG's PEQUENA SEMENTE e TOTORÓ SANA a proposta para a desapropriação das áreas das cachoeiras:
A apresentação da proposta da ONG Pequena Semente/GDEPS, com o apoio da Associação de Proteção ao Patrimônio Ambiental e Cultural Tororó Sana/APPACTS, para criação de Parque na área das cachoeiras do Sana , o conselheiro Sr. Márcio Nascimento/ONG-GDEPS, relatou que o local vem sendo usufruído pela população local e visitante há mais de trinta anos, reafirmando que o movimento social gerado pelo uso das cachoeiras do Sana foi e é o principal vetor econômico daquele distrito, e com a intensificação do turismo aumentaram as ocorrências de acidentes com pessoas e a depredação do patrimônio natural. Buscando reduzir estes impactos, em 1993 a ONG-GDEPS iniciou um trabalho para proteger a área e seus visitantes, construindo um posto de monitoramento do uso público do local, onde realizava - voluntariamente - atividades de educação ambiental, controle da visitação, orientação turística, coleta de resíduos e salvatagem. Em 2004, visando a sustentabilidade dos trabalhos, a ong alavancou uma lei municipal que permitiu efetuar um convênio com a prefeitura de Macaé, que foi executado até o ano de 2010, quando houve um impedimento para a continuidade da parceria.

Um comentário:

  1. Não acredito que a desapropriação das terras seriam a melhor solução para a preservação das cachoeiras do Sana. Graças a ''alguns'' proprietários que mto do Sana está sobrevivendo... o que deveria ser feito é a conservação mais de outra forma, com uma restruturação da cidade (prefeitura) e o suporte dos turistas/visitantes. Quem destrói a cidade em sua grande maioria não são seus moradores (proprietários das terras com cachoeiras), mas sim os turistas que com o asfalto foi facilitado a ''subida'' ao Sana, com seus carros barulhentos, música alta e seus lixos, suas desordens e td mais que é extremamente desnecessário a um lugar tão tranquilo como o Sana.

    Não cabe apenas as autoridades públicas a decidir o destino da cidade, já que até hoje nada foi feito (tirando o Asfalto, que acabou facilitando a subida desordenada de turistas baderneiros). e Sim ver uma solução com os locais que realmente se importam.

    ResponderExcluir